terça-feira, 3 de julho de 2018

VÍDEOS FALSOS PROVOCARAM A MORTE DE NOVE PESSOAS

Mensagem anônima espalhada pelo WhatsApp levou à morte de nada menos do que sete pessoas. Todas elas foram linchadas em plena rua por cidadãos descontrolados e incapazes de distinguir entre fatos e rumores.
O vídeo contem a seguinte informação: “Suspeitos de sequestrar crianças estão [na região] usando sedativos, injeções, sprays, algodão e pequenas toalhas. Se você vir algum estranho perto de sua casa, informe imediatamente a polícia local. Pode ser um membro dessa gangue de sequestradores”.
Um vídeo com conteúdo semelhante - também sobre sequestro infantil - ganhou força no WhatsApp e no facebook aqui no Brasil.
Na gravação, feita em preto e branco, com baixa qualidade, por uma câmera de segurança, dois homens montados numa moto se aproximam de quatro crianças pequenas que brincam numa rua residencial tranquila e, em questão de segundos, sequestram uma delas.
Um homem de 26 anos pareceu suspeito aos olhos da multidão. Foi linchado por mais de 14 pessoas - entre elas quatro mulheres e dois menores de idade - que chutaram seu corpo sem parar por vários minutos. Morreu a caminho do hospital.

Lupa_India1 (Foto: Reprodução) Luoa_India2 (Foto: Reprodução)

Pelo menos nove pessoas morreram de forma violenta em decorrência de notícias falsas.
O vídeo, na verdade, é uma propaganda feita no Paquistão em favor da proteção das crianças de Karachi.
No vídeo completo, o telespectador vê que os “sequestradores” da moto devolvem o menino a seu grupo de amigos poucos segundos depois de levá-lo e, em seguida, abrem um cartaz de protesto na direção da câmera de segurança que os filmava. No texto, lia-se a frase: “Bastam alguns segundos para sequestrar uma criança em Karachi”.


A reportagem completa "sem edição" está no site da Época
https://epoca.globo.com/Analise/noticia/2018/07/correntes-falsas-de-whatsapp-provocam-linchamentos-e-mortes-na-india.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário