CAPS LOCK: não grite comigo, por favor
A comunicação na internet também tem regras de conduta. Uma das convenções está ligada a utilização de palavras com todas as LETRAS MAIÚSCULAS ou em CAIXA ALTA.
O que diz a convenção? Se o seu objetivo é apenas se comunicar, evite a caixa alta. É isso mesmo: quando você utiliza apenas letras maiúsculas em comentários, artigos na internet, em chats, está, na verdade, gritando com a pessoa do outro lado.
Então, se o objetivo não é esse, evite o uso – a não ser que seja para destacar uma palavra, ou conceito, no meio do texto.
Caixa alta facilita ou atrapalha a comunicação?
A resposta é: depende.
Se você utilizar a caixa alta em um texto longo, com certeza atrapalha. Estudos recentes mostram que a leitura de um texto escrito com a tecla CAPS LOCK ativada é mais lenta do que a forma tradicional de escrita. A explicação? Como todas as letras têm a mesma altura, o nosso cérebro leva mais tempo para assimilar o significado do texto.
Se você usar o CAPS LOCK com moderação, o efeito pode ser interessante, principalmente em texto mais longos – já que é grande o número de pessoas que vão apenas escanear um artigo ou post.
Para tornar a informação legível para este leitor, quem escreve para internet utiliza recursos que quebram a monotonia, destacando as principais ideias. Neste contexto, o uso da caixa alta pode ser útil, já que ela ressalta o que é essencial.
Novamente: não abuse. Se você usar muitas vezes o recurso da CAIXA ALTA, do negrito, do itálico, do sublinhado, nada irá se destacar no seu texto.
Lembre destas dicas antes de postar um texto no seu site ou blog.
Neste texto abusei do uso, reconheço. Mas a ideia é enfatizar a diferença na velocidade de leitura. Compare partes do texto (recomendo os parágrafos 2 e 6, recheados de palavras em caixa alta) e tire suas conclusões!
Bom, quando se trata desta tecla, as opiniões são bem divergentes. Alguns amam, outro odeiam. Qual a sua opinião sobre o uso da tecla?
Texto de Vanessa Fetter
https://www.hostgator.com.br/blog/caps-lock/
Nenhum comentário:
Postar um comentário