segunda-feira, 14 de maio de 2012

Substância de protetor solar pode causar câncer de pele

Pesquisadores descobrem que óxido de zinco quando exposto ao sol sofre reação química que danifica DNA das células

Pesquisadores descobriram que o protetor solar pode não ser tão seguro quanto se pensa. De acordo com estudos sobre toxicidade celular coordenados pelo professor de química Yinfa Ma, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri, o óxido de zinco, ingrediente comum em protetores solares, sofre uma reação química que pode liberar radicais livres quando exposto ao sol. Os radicais livres se ligam a outras moléculas, mas, no processo, podem danificar as células ou seu DNA, o que poderia aumentar os riscos de câncer de pele.
Ma estudou como células de pulmão humanas imersas em uma solução contendo nanopartículas de óxido de zinco reagem à exposição de diferentes tipos de luz. Depois, comparou os resultados com células que não tinham sido imersas na solução e concluiu que as células imersas e depois expostas se deterioraram mais rapidamente que as outras.
Quando expostas a raios ultravioleta longos (UVA) por três horas, metade das células que tinham sido imersas na solução morreu. Depois de 12 horas, 90% das células imersas morreram.
Segundo o professor, quando as nanopartículas de zinco da solução absorvem os raios UV, a reação libera elétrons, que produzem moléculas instáveis de radicais livres que se juntam a outras e agem como parasitas, danificando as outras moléculas no processo.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/substancia-de-protetor-solar-pode-causar-cancer-de-pele-4844326#ixzz1usyEpUwY

Nenhum comentário:

Postar um comentário