quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A doença de amar o agressor

A doença de amar o agressor

Ana Paula Ferraz

Olá pessoal! Meu nome é Ana Paula, e atendendo ao pedido de meu amigo José, como colaboradora deste blog, elaborei esse texto sobre a doença de amar o agressor. Discutimos sobre o assunto na comunidade no orkut  "Contra a violência à mulher", e recebi esse honorável convite.
Muito se indaga porque muitas vitimas de violência doméstica "se sujeitam" a tal humilhação. Coloquei entre parenteses "se sujeitam", porque creio que nenhum ser humano na face desse planeta goste de sofrer, querendo se colocar socialmente como novo Cristo.
O que vemos diariamente desse circo dos horrores: mulheres que sofrem anos, décadas de violência doméstica e nunca procuram ajuda. E quando alguém lhe indaga sobre o olho roxo, afirmam que tropeçaram e bateram com o rosto no armário, apesar daquele enorme óculos escuros dizer o contrário. Aí surge a indagação "Por que ela mente? Todo mundo sabe que foi o marido quem desceu o sarrafo nela! Mais uma maria-sem-vergonha".
NÃO! NÃO É MARIA-SEM-VERGONHA! É uma vítima acometida pelo mal de amar o agressor. A vítima se cega de tal forma, que acredita que o agressor vai mudar, que aquilo foi momento de raiva, que o agressor "é  pavio curto, fazer o que né?", criando uma macabra dependencia psicologica e financeira. A vitima não se vê vivendo longe do agressor que ama tanto!
Basta frequentar a delegacia da mulher por UM dia, que podemos constatar isso: aparece a vítima lá, incentivada pela vizinha, pela amiga, pela mãe, pela irmã, a prestar queixa contra o agressor. A vítima se constrange ao fazer isso porque ela pode colocar o pai dos filhos dela, o homem que ela ama na cadeia. Ela não quer isso! Dias depois ou na hora mesmo, ela desiste de prosseguir, afirmando que foi acidente, que foi momento de raiva e que aquilo não irá mais acontecer. Ela afirma pra ela mesma que aquilo foi rompante, que não vai mais acontecer, porque o agressor "arrependido" chorou, implorou para ser perdoado... Mas dá um dia, e tudo volta como era antes: tapas ultrajantes no rosto porque falou algo que o "macho" não gostou, é  porque anda "saidinha" porque conversa animadamente com o vizinho... A vítima considera o comportamento normal, de homem ciumento latino.
Essa doença de amar o agressor pode ter consequências ainda mais desastrosas: abusos contra os filhos do casal, enteados, sobrinhos! SIM! SIM! Com medo de perder o homem que ama, a mulher muitas vezes silencia sobre o abuso sexual sofrido pela filha, pelo filho... Passam-se anos de silêncio e infância perdida.
O filme "Precious", que entrou em cartaz no Brasil durante o carnaval, retrata essa situação macabra que comentei no parágrafo anterior. A menina é abusada sexualmente pelo proprio pai desde os 3 anos de idade, e a mãe silencia para não perder o homem que ela ama. Ela é contra aquilo, mas silencia porque pensa que sem aquele homem ela não consegue viver.
O pai de Precious é  um viciado em drogas e vendedor de drogas. E quando ele vai embora, a mãe de Precious a culpa implacávelmente. A garota está grávida do segundo filho gerado pelos estupros praticados pelo pai dela, sendo a primeira filha portadora da Sindrome de Down, a qual é criada pela a vó de Precious. A mãe cria muita raiva da menina pelo fato do macho dela te-la deixado, e agride a garota constantemente, a assedia moralmente chamando-a de burra e que nunca vencerá na vida, quem ela pensa que é, que ela se acha muito mulher porque engravidou duas vezes... Esse filme me arrancou lágrimas, me deu aperto no peito, porque isso é tão corriqueiro, ocorre embaixo dos nossos narizes, e a omissão se perpetua. Baseado em um livro, que conta a volta por cima da vitima de violência sexual e violência doméstica. A mocinha tinha 16 anos na época.
Como se pode ver, o problema é bem complexo. Assim como qualquer doente, a vitima de violencia domestica que reluta em denunciar o agressor precisa de ajuda para isso, entretanto, ela tem que reconhecer que é uma pessoa que precisa de ajuda em primeiro lugar para superar a maldita dependencia com o agressor. Porque afinal não há como ajudar alguem que não se ajuda.
A dependência da vitima em relação ao agressor é como a dependência do álcool, cigarro e drogas ilicitas: a pessoa pode até se dar conta ou não se aquilo lhe faz mal, mas para se livrar do vício, ela precisa se ajudar, mas esse empurrão tem que vir de fora também, porque a vítima de violência doméstica, assim como o viciado, o que menos eles têm é  o amor próprio, consumido pelo vicio.   
No caso da violência doméstica, o agressor cria um ambiente que faz com que a vitima acredite que ela sem ele é um nada, uma ninguém, o cocô do cavalo do bandido. E caso o agressor não consiga seu intento com isso, ele pratica  agressões maiores porque ele não consegue segurar "o brinquedinho dele", para compensar as fustrações pessoais dele por ser um fracassado, um invejoso (muito agressor tem inveja de sua vitima), um zero a esquerda.
O agressor impede que a vitima procure ajuda, a isola da familia e amigos, para que ele continue com o seu intento: DESTRUIR A SUA VITIMA! 
O prazer em destruir alguém mais fraco emocionalmente que ele é a meta, para que se sinta melhor em seu complexo de inferioridade, já que a sua vitima é mais bem sucedida que ele, ganha mais que ele, ou até o agressor é pobre, mas inveja a sua vitima que tem mais capacidade de dar a volta por cima do que ele, vai a luta, trabalha, e não fica como o agressor que bota a culpa no mundo por ele ser daquele jeito, de ser um fracassado. Aí para enfraquecer a sua vitima, o agressor usa métodos que a aniquilem, que a humilhem a tal ponto, que faça a vitima acreditar que ela sem ele não é nada e que o amor por ele é a unica coisa que a mantém viva e a faz ser alguém.
E agora parto para outro ponto que se liga ao tema: a sociedade cria a mulher para amar (ser amada não e tão importante), ser boa mãe, boa esposa, aguentar os trancos do casamento, porque a boa esposa tolera tudo... E quando o marido não é bom marido? Fica a icógnita.
Aí quando essa vitima resolve abandonar o marido, prestar queixa, pô-lo na cadeia, aí a mulher é a vilã, a malvada, e por romper esses valores impostos a ela, é culpabilizada pelo que aconteceu, com o famoso "apanhou? É porque tava merecendo!". A vitima se constrange por isso também, portanto o problema da não denúncia não parte somente de amar o agressor, mas do medo de ter o nome jogado na lama e expor a sua intimidade, expor mais ainda os filhos, a familia...
Portanto as vitimas de violência doméstica antes de mais nada, sofrem também com o abandono da familia e amigos se ela sai do roteiro imposto a ela: boa mãe, esposa e saco de pancada.  E muitas vezes elas "acham que amam o agressor" por conta disso, vivendo uma fantasia de dependencia que a própria familia e o agressor a fazem acreditar: que ela é um nada sem o marido, e casal que se ama briga, mesmo que role porrada, e depois vem o sexo de reconciliação.
Com todo esse emaranhado, fica difícil vc convencer a vitima a denunciar o agressor. E a sociedade a condena por ser "Maria-sem-vergonha". Um pré-julgamento muito cruel para quem já sofre tanto com o agressor e falta de apoio da familia.
O que precisamos fazer, o que as autoridades precisam fazer? PRECISAMOS PARAR DE TRATAR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA COMO ASSUNTO PRIVADO!
Por quê? Muito simples! Essas pessoas que sofrem abusos se tornam os futuros agressores, futuras vítimas de homicídio ou lesáo corporal gravíssima (como um aleijão) e futuros delinquentes, o que gera um enorme prejuizo social.
Esmiuçando melhor: os agressores,  em sua grande maioria, são criados em lares desestruturados, com pais violentos, mães submissas, irmãs sendo estupradas a olhos vistos e eles consideram isso normal. A vitima também pode ser criada em lar assim e achar isso natural, corriqueiro como respirar. A vítima, a qual é condicionada a aceitar a situação, cria-se para ela o circulo vicioso dos sem esperança, dos que sempre tem que depender de alguém para se sentirem pessoas, seres humanos.
Os delinquentes? Vem desses lares desestruturados, dado a revolta que eles sentem contra todos e contra o mundo. Tudo é culpa do mundo pra eles, se sentem sós porque ninguém os ajuda quando pedem socorro, e o pior: quando a criança conta algo que acontece com a mãe dentro de casa, ainda tem gente que diz que criança fantasia. Fantasia? E onde eles acham tanta riqueza de detalhe sórdido, os palavrões? Em filme americano?
A justiça brasileira bota a chance de reconciliação em casos de violência doméstica, como se fosse um simples caso de separação, na qual o casal não se tolera mais e não quer mais viver sob o mesmo teto.
Sincermaente, a lei no Brasil já começa agindo errado! O Brasil e a historinha do "tapinha de amor não dói". Até a víitma aparecer morta em mais um crime bárbaro que choque o país, para todos ficarem com cara de empada vencida do "ó que tragédia". TRAGÉDIA EVITÁVEL NÁO É?
E quando  a vitima cria coragem, leva tudo adiante? Socialmente, basta por na cadeia o agressor que tudo se resolve. NÃO! NÃO RESOLVE!
Por que? Assim que o agressor sair de lá, vai caçar a sua vítima que virou a sua algoz colocando-o na cadeia, podendo até elimina-la. O que se deveria fazer? Acompanhamento psiquiátrico para todos: agressor, vítima e família.
Sim! A violência doméstica afeta a todos do circulo da vitima, principalmente se ela tem filhos com o agressor. E o agressor sendo punido simplesmente, sem ajuda psiquiátrica, ele vai criar um odio mortal contra a sua vítima. Não precisamos de formação de médico psiquiatra para nos darmos conta de como o psicopata age com o ódio extremo. Aqueles psicopatas que aparecem nos filmes e novelas são uma amostra do que alguém com ódio pode fazer. Mas fazemos de conta que na vida real não seria assim, porque a dramaturgia exagera um pouco. sim, pode até ser, MAS O PSICOPATAS EXISTEM E SÃO PERIGOSOS!  
Como advogada vi absurdos proferidos em Varas de Família, em justiça criminal, tratando o caso como briga passageira. Muitos juizes e Promotores não saem da torre de marfim e ficam proferindo decisões baseadas em doutrinas que leram e não na vida prática.
Esquecem os operadores do direito que a lei também deve se moldar à realidade, mais conhecido entre os juristas como equidade,  que é uma forma de se aplicar o Direito, sendo o mais próximo possível do justo para as duas partes. A equidade completa o que a justiça não alcança somente com a lei. Por mais taxativa que a lei seja, o juiz tem a liberdade de julgar conforme seus principios e conforme o clamor de justiça da sociedade. O que juiz não pode fazer é legislar em cima do legislado. E a equidade passa longe de legislar.
Colocando todos esses pontos, podemos notar como amar o agressor, a criação das mulheres e a omissão de quem poderia ajuda-la somente aumentam o quadro trágico da violência doméstica no Brasil.
Preciso colocar que violência contra a mulher, contra as crianças e contra os idosos é  praga mundial, e até na "avançada europa" temos casos absurdos. Náo é exclusividade "terceiro mundista". O diferencial é que paises europeus como Noruega, Suécia, Reino Unido, Dinamarca entre outros, tratam a violência doméstica como problema social.
Nesses paises há  orgãos do governo que ajudam vítimas e auxiliam agressores tambem com psiquiatras e psicologos. Há também política de educacão com os jovens de que violência nao é normal. Professores e, educadores são treinados para notarem qualquer comportamento que indique violência dentro da casa de crianças e adolescentes, porque isso afeta a vida social de quem presencia também, incluindo o baixo rendimento escolar.
Uma lição de casa que o Brasil precisa aprender, porque não basta a Lei Maria da Penha. Aliás, dou vivas à Maria da Penha pela sua coragem em processar o Brasil por violação aos direitos humanos na OEA, pelo fato da justiça brasileira se omitir em punir um monstro assassino!
Depois de toda essa exposição sobre o assunto, peço a reflexão dos leitores para que se mude a idéia de que mulher que não denuncia é sem-vergonha e gosta de apanhar, ou que a menina de 13 anos não denuncia o estupro dentro de casa foi porque gostou... Temos o temor reverencial, a dependência e o amor ao agressor, incutido na cabeça das vitimas pela propria sociedade que as julga implacavelmente, em jogo de gato e rato. Não é somente o agressor que consegue acabar com a vitima.  Nós mesmos conseguimos acabar com as vitimas de violência doméstica pela omissão, e a lei e a justiça aniquilam a vitima por tratar o assunto como privado.
Esse assunto é  muito extenso e tive uma enorme dificuldade para resumir meu pensamento. Pessoalmente eu passaria no minimo 3 horas explicando o meu raciocinio, porque o assunto "a doença de amar o agressor" é extenso para resumir. Eu poderia citar psicologos e psiquiatras que falam sobre o assunto de forma bem exemplificativa, porém isso tornaria o meu texto menos dinâmico e maçante para o leitor. 
E meus agradecimentos à José, que me deu essa oportunidade de vir até aqui e esclarecer o que é "a doença de amar o agressor.
Saudações a todos os leitores e leitoras do blog. 
Ana Paula Ferraz. 

9 comentários:

  1. Parabéns pela postagem Ana Paula!
    Meu marido precisa de uma terapia porque sempre aprendeu desde pequeno a ser violento para conseguir as coisas. Cresceu num lar em que o pai batia na mãe, depois o padrasto que batia na mãe e nada fazia quando batia nele quando criança. Cresceu acreditando como referencia que a força física dá poder, respeito.
    Quando me conheceu, ele quis parar, mas não conseguia. Sempre que fica chateado com algo, com alguém ou até com si mesmo, reage violentamente.
    Quando erra o orgulho de não aceitar o erro é maior que seu controle, para que não seja cobrado intimida e agride para a pessoa se calar.
    Hoje, quase morri, pois ele perdeu o controle...
    Procuro terapeutas especialistas nesse caso, mas não encontro, estou cansada de todos me condenarem dizendo que estou defendendo ele...
    Querer ajudá-lo, não é aceitar suas agressões.
    Mas não encontro nenhum psiquiatra para ajudar a gente, quando encontrar relatarei a voces

    ResponderExcluir
  2. Anônima, em que cidade você reside?
    Talvez a gente possa encontrar algum serviço especializado para ajudá-lo, caso ele queira, MAS ELE PRECISA QUERER, ESTAR MOTIVADO.
    .
    José Geraldo

    ResponderExcluir
  3. Aqui sou eu mesmo que preciso de terapia. Tenho destruído meu casamento por causa desses maus tratos. Preciso de muita ajuda. Me sinto destruído por dentro. Por favor... se souber de alguém que pode ajudar aqui na Paraíba, eu agradeceria.

    ResponderExcluir
  4. Na Paraíba ou em qualquer outro lugar do Brasil é preciso procurar um profissional especializado: psicólogo, ou psiquiatra.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse texto, quem dera a lei ja existisse quand eu era criança, só pra eu ver meu pai preso e vendo o sol nascer quadrado. Mais e se o agressor for uma pessoa pública ou autoridade, será que o juíz vai agir da mesma forma, com o mesmo rigor?

    Amanhã dia 02/96/2010 farei uma palestra mais um grupo de amigos aqui na minha cidade, justamente sobre a Lei Maria da Penha. Você me autoriza a abordar esse tema e esse texto na minh apalestra?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! eu já perdir a esperança,minha irmã é vitima.já levou murro várias vezes e continua com agressor.ele alem de tudo isso ela colocou um marginal para assusta-lá e fazer ameaças.não sei mais quem recorrer,ela pode perder avida a qualquer momento foi o q ele disse...

    ResponderExcluir
  7. Eu nem sempre leio os comentários postados aqui, falha minha!
    Todas os textos publicados aqui são para uso publico, espero que façam bom proveito.
    .
    Quanto ao irmão que se preocupa com a irmã, meu conselho é dar tempo ao tempo. Diga a ela: "minha irmã eu te amo muito e estarei sempre ao seu lado, não importa o que aconteça, sempre estarei do seu lado".
    Um dia, ela vai precisar de seu apoio e terá vergonha de te pedir, portanto não insista, apenas diga e repita a frase acima.

    ResponderExcluir
  8. A vida pode ser complicada e acredite em mim, a vida jogou muitos truques em mim, nunca acredito em vodu ou feitiço, embora tenha lido alguns livros sobre eles. Um homem especial chamado Dr. Ajayi prova para mim que o lançamento de vodu / feitiço é real e existe. Meu nome é Sarah e tenho 45 anos, com três filhos e um homem amoroso como marido. por 8 bons meses eu estava em uma condição deprimida porque meu marido acordou certa manhã e saiu de casa com algumas de suas roupas sem nenhuma explicação; esperei que ele voltasse para casa naquele dia, mas ele não estava onde encontrá-lo. ligou e disse que ele não estava mais interessado em nosso casamento novamente ou nos filhos, isso me arrepiou e fiquei em choque porque não consigo me lembrar de ter nenhum problema, depois descobri que ele estava com outra mulher, todas as conversas e o esforço para fazê-lo voltar para casa foi um fracasso, ele se comporta como se nunca tivesse me conhecido antes. Eu estava lendo um artigo em um site quando vi o testemunho de uma mulher que afirma que o Dr. Ajayi a ajudou a resolver os problemas de sua família e ela abandonou o contato dele. Peguei o contato e enviei uma mensagem ao lançador de feitiços Dr. Ajayi, expalerei meus problemas para ele, ele disse que não deveria me preocupar que tudo vai ficar bem. Tenho dúvidas, mas decidi tentar. Foi-me dito algumas coisas para fazer, o que eu fiz, você sabe que 3 dias após o lançamento do feitiço em uma manhã, ouvi uma batida na porta, era meu marido do lado de fora, ele disse que não sabia o que estava fazendo e nem me lembro há quanto tempo está fora de casa, estou muito feliz em receber meu marido de volta e tudo graças, Dr. Ajayi, o lançador de feitiços, desde que o contatei, minha vida está indo bem e quero pessoas por aí passando por minha condição anterior para obter uma ajuda rápida, é por isso que estou compartilhando meu testemunho. Portanto, se você estiver passando por algum tipo de dificuldade na vida, entre em contato com o Dr. Ajayi por e-mail: drajayi1990@gmail.com ou Whatsapp: +2347084887094 e ficará feliz por ter conseguido.

    ResponderExcluir
  9. Uau, é bom estar de volta com meu ex novamente, obrigado Dr. Ekpen pela ajuda, eu só quero que você saiba que está lendo este post, caso você esteja tendo problemas com seu amante e esteja levando ao divórcio e você não quer o divórcio, o Dr. Ekpen é a resposta para o seu problema. Ou você já está divorciado e ainda deseja que ele entre em contato com o Dr. Ekpen, o lançador de feitiços agora (ekpentemple@gmail.com) e ficará feliz por ter feito isso

    ResponderExcluir