Imagem estampou capa da edição impressa desta segunda (13) do jornal e foi registrada na avenida Paulista por fotógrafo da Folha
Circula pelas redes sociais um vídeo que induz falsamente leitores a acharem que uma foto antiga foi publicada na capa da edição impressa desta segunda-feira (13) do Agora. A imagem, porém, é de fato das manifestações do último domingo (12).
No vídeo, um homem filma a capa do jornal e diz, em tom irônico: “Jornal Agora, que pertence à Folha. Segunda-feira, 13 de setembro de 2021. Aqui tem a notícia da manifestação Fora, Bolsonaro. A Paulista bem cheia, fora, Bolsonaro. Porém, olha aqui essa placa, Bruno Covas, campanha do Bruno Covas!?"
Entre as chamadas na capa do jornal, há uma sobre a manifestação contra Bolsonaro, ocorrida na avenida Paulista no domingo. Esta chamada traz uma foto em que se veem cartazes com o nome do ex-prefeito de São Paulo Bruno Covas, que morreu em maio deste ano, e seu número na campanha eleitoral de 2020.
Por esse motivo, usuários nas redes têm compartilhado o vídeo alegando que a imagem seria falsa ou antiga. A informação não procede. A foto foi tirada pelo fotógrafo Eduardo Knapp, da Folha, na tarde do dia 12, e entrou no sistema digital de imagens do jornal às 18h49.
"Estava fazendo meu trabalho de cobertura do ato e tinha esse cartaz 'fora do tempo' apoiando Bruno Covas, falecido recentemente, na mesma avenida Paulista por onde passou seu caixão", conta o fotógrafo.
Confira em
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/09/foto-com-cartaz-de-bruno-covas-publicada-pelo-agora-foi-tirada-em-ato-de-12-de-setembro.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário