sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Seguidores de Rasputin

Pense em sobreviventes ilustres, como José Roberto Arruda, José Dirceu, Delúbio Soares, Fernando Collor ou José Sarney.  Junto deles, Rasputin era amador.


Ruy Castro escreve sobre os Seguidores de Rasputin


Pode-se não saber quem foi Gogol ou Tchecov, dois escritores russos pré-1917, mas não há quem não tenha ouvido falar de Rasputin. Grigori Rasputin. Era um homem fascinante, meio monge, meio charlatão, cujo poder sobre o czar Nicolau 2º e família o levou a ser assassinado em dezembro de 1916, aos 47 anos, pouco antes da queda do próprio czarismo.


Na Rússia daquele tempo, não faltava quem quisesse apagar Rasputin. Em 1914, à saída de uma igreja, ele foi atacado por uma prostituta contratada por um inimigo. Ela lhe cravou uma faca no abdômen e girou. Rasputin caiu, olhos esbugalhados e tripas para fora. A mulher se deu por satisfeita e largou a arma. Mas Rasputin foi levado, submetido a uma cirurgia e sobreviveu.


Dois anos depois, um conde, um grão-duque e um extremista de direita o atraíram para uma adega, onde lhe serviram bolos e vinho tinto enriquecidos com cianureto. O veneno - "capaz de matar cinco homens", dir-se-ia depois- pareceu não afetá-lo. O conde, para se garantir, disparou contra Rasputin, que caiu. Quando o homem se abaixou para examiná-lo, Rasputin, assustadoramente vivo, agarrou-o e tentou estrangulá-lo.


Os outros dois lhe deram mais três tiros, um deles na cabeça, e Rasputin caiu de novo. Ao ver que ainda se debatia, bateram-lhe de porrete até desmaiá-lo e, por sadismo, castraram-no ali mesmo, a golpe de sabre. Depois o amarraram, enrolaram-no num tapete e o jogaram no gelado rio Neva. Foram embora e não viram quando Rasputin se livrou das amarras e do tapete, mas não conseguiu romper a camada de gelo. Segundo a autópsia, morreu afogado.


Isso é que é apego à matéria. Mas pense em outros sobreviventes ilustres, como José Roberto Arruda, José Dirceu, Delúbio Soares, Fernando Collor ou José Sarney. Junto deles, Rasputin era amador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário