terça-feira, 22 de abril de 2008

Lula o "cavalo de Tróia" dos biocomtíveis e da fome no mundo

A negociaçãoe a promocão sobre o etanol foi o tema principal da reunião entre os presidentes Lula e George W.Bush, em março de 2007n nos Estados Unidos.
Para Lula, a reunião foi uma demonstração de colaboração entre os dois chefes de estado.
"É indiscutível que tenha havido um aumento do nível da relação", disse hoje à imprensa o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.
A "alavanca" que propiciou a mudança - disse Amorim - é o etanol, que se tornou da noite para o dia o combustível da moda nos Estados Unidos.
Durante a escalada do preço do petróleo no ano passado, Washington se voltou para os países em desenvolvimento e descobriu que o Brasil conta com a tecnologia mais avançada para a destilação e uso deste produto.
No início deste mês e durante a visita oficial do presidente Bush ao Brasil, Amorim e a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, assinaram um memorando de entendimento para cooperação na produção e no estímulo ao consumo de biocombustíveis em escala mundial.
Os presidentes divulgaram que um dos primeiros países que serão afetados pelo biocombústivel será o Haiti, pois é um caso óbvio. Outros países serão afetados. afirmou Amorim.

Baseado em reportagens de março de 20007

Nenhum comentário:

Postar um comentário