domingo, 3 de fevereiro de 2008

Fonte da juventude – a um passo de ser descoberta

A busca para a fonte da juventude é algo histórico. Seja através de histórias, seja por meio da ficção, sua conquista já passou pela mente de milhares de sonhadores. Mas será que sua existência poderia ser possível?

De acordo com pesquisadores americanos da Universidade de Stanford, voltar à juventude pode ser algo bem real, pelo menos, em ratos. A revista médica Genes and Development traz as descobertas encontradas por esses investigadores.

Segundo o professor de dermatologia Howard Chang, um dos líderes da pesquisa, o envelhecimento consiste em um processo potencialmente fácil de se intervir. Através de estudos, os pesquisadores descobriram uma proteína, denominada NF-kB, responsável pelo controle de alguns genes relacionados ao envelhecimento.

A partir dessa descoberta, ratos idosos foram submetidos a testes para modificações químicas da atividade da NF-kB. E, surpreendentemente, em duas semanas, esses velhos animais adquiriram uma pele muito parecida com a de um recém-nascido.

Para Chang, os resultados sugerem que o envelhecimento seja conseqüência de uma contínua atuação do programa genético. Sendo assim, sua interrupção poderia ser favorável à saúde humana. Mas, o pesquisador reafirma que o estudo só foi realizado em ratos. Não se sabe ao certo os impactos em pessoas.

Seja como for, ao que tudo indica, a "fonte da juventude" talvez não esteja tão longe de ser encontrada.

01 de fevereiro de 2008 (Bibliomed).
Fonte: Genes and Development; vol.: 21 (2007). News release, Stanford Medical News, Stanford University

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Revista Boa Saúde
http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=7465

Um comentário:

  1. Obrigada Jose por estar sempre atento e preocupado em relação ao enfrentamento da violência contra a mulher.
    Posturas de homens como você são fundamentais para a mudança urgente dos conceitos enraizados nas mentes masculinas.
    Falamos muito de união de mulheres, porém espero que os homens de boa vontade se unam e nos respaldem em nossos direitos,nos vendo como parceiras nesta jornada da vida que fazemos em conjunto .
    te abraço
    Ana Maria C. Bruni

    ResponderExcluir