terça-feira, 28 de outubro de 2008

Vanessa Lima Vidal, Miss Ceará

 Atenção, Itamarati 

27/10/08 12:06 

Por paulo frança

Nassif, isso é sério, grave e urgente e o Itamaraty tem de intervir.

"Saibam, que nesse momento, Vanessa Lima Vidal, Miss Ceará, segunda colocada no concurso de Miss Brasil, é surda e se encontra no Japão, sem intérprete da língua dos sinais, precisando ir para Macau disputar o Miss Beleza Internacional. E nos faz um apelo, desesperado, através de e-mail, para que a ajudemos. Estamos tentando contato com a Embaixada Brasileira, para ver se resolvemos esse problema"

Por Virgulino

A moça é lindissima. É a protagonista de um caso bastante estranho que em qualquer outro lugar do planeta teria imensa repercussão. Inteligentissima, desembaraçada, impecável no desfile, em tudo melhor e mais bela que a vencedora, o correto teria sido ela ser assumida pela organização do concurso e enviada com a sua deficiência para que fosse avaliada em escala global. Em vez disso, na noite do concurso era notório o constrangimento que causava nos patrocinadores. Ficou evidente que não ganhava porque os cabeças de cabiçulinha do concurso achavam que ela não teria condições de cumprir os compromissos derivados da vitória.

Talvez fosse isto: ela necessitaria de atenção especial que não constava da formatação financeira. E agora, moça de origem humilde que é, deve estar sofrendo com o desdém de quem só se interessa pela grana que ela pode proporcionar. A imprensa falou alguma coisa sobre isto, debateu algum aspecto disso? Não, talvez tenha valido o espírito de corpo com a emissora patrocinadora. Estes concursos não são para tratar as vencedoras como rainhas, mas como escravas a serem sugadas até a ultima gota de sangue.

Nassif, estou recebendo por e-mail direto do Ceará e não dá para postar na íntegra. O caso é sério e está causando danos à imagem do Brasil no exterior. Segue mensagem:

Por paulo frança

A situação é a seguinte: Vanessa Vidal, miss Ceará, foi ao Japão para concorrer ao Miss beleza internacional (em Novembro). Primeiro, uma interprete cearense (da Associação de interpretes do Ceará) era quem ia com ela ao Japão, essa interprete é fluente em LIBRAS e em INGLES. MAS, por falta de contato por parte da organização do MISS BRASIL, essa interprete desistiu. Ela mandou curriculo meses antes, e a coordenação do concurso NUNCA entrou em contato com ela, um descaso total... A interprete ficou preocupada como iria se deslocar para outro país sem contrato, de última hora... desistiu e avisou a VAnessa Vidal que não iria mais com ela, isso foi no mês de Agosto.

A Miss Vanessa comunicou a coordenação do concurso que precisavam procurar outro profissional, pois a interprete do Ceará não ia mais... Desde então, inicioiu-se uma busca a uma profissional interprete, foi solicitado ao presidente da Federação de interpretes de LIBRAS uma profissional com esse perfil (Fluente em libras e Ingles). O presidente da Federação de interpretes, Ricardo Sander, entrou em contato com interpretes de todo o Brasil e uma interprete chamada M ª Cristina Pereira de Florianopolis (Fluente em LIBRAS e INGLES) mostrou interesse e mandou um email para a organização do concurso, mas novamente eles NUNCA retornaram ao email dela.

O contato que tenho no Ceará é de Andrea Michillis. Segue outra mensagem dela, que não está conseguindo acessar o blog, por isso minha intermediação.

O e-mail dela é o andmichiles@hotmail.com

"Sou interprete de LIBRAS (aqui no Ceará) e vice-presidente da Associação de interpretes da Libras do Ceará. Conheço a Vanessa há muitos anos e sou professora-tutora dela no curso de Letras/Libras (UFSC/UFC).

abs,Andrea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário