domingo, 15 de fevereiro de 2009

Glutamato Monossódico e Aspartame

Glutamato Monossódico e Aspartame


Já estão aparecendo no Brasil algumas matérias em jornais e revistas falando dos problemas que estas substâncias causam. Sobre o Aspartame fala-se um pouco mais e médicos já começam a alertar seus pacientes.

A situação de saúde no país, provocada por estas substâncias, está mais séria do que parece. Em meu consultório atendo a pelo menos um paciente por dia com sérias conseqüências provocadas por consumo de Aspartame e/ou Glutamato Monossódico, a maioria ainda sem diagnóstico. Em trabalho que faço como voluntária, atendendo pessoas carentes, o problema maior é com o Glutamato.

Pior! Poucos médicos estão alertas a este problema. Em alguns casos, tentando aliviar seus pacientes destes sintomas, receitam medicamentos que pioram ainda mais a situação.

Além da intoxicação por Aspartame e/ou Glutamato Monossódico, estes pacientes passam de um especialista a outro, e somam medicamentos. Chegam impregnados de anti-inflamatório, medicações neurológicas, psiquiátricas, corticóides, entre outros, sem muito resultado.

Outro problema que vem acontecendo, é o uso de aparelhos ortodônticos (principalmente os aparelhos fixos), na tentativa de resolver problemas de ATM - Articulação Temporo Mandibular, que aparecem como sintomas do consumo destes produtos. Como provocam contração muscular, acabam causando dor e estalos ao abrir a boca, ou falar, e bruxismo (ranger destes) principalmente à noite, acordando com muita tensão na articulação. Aparelhos fixos não ajudam nestes casos e muitas vezes prejudicam, podendo inclusive piorar os sintomas.

Trabalhar com disfunção da ATM exige uma especialização. O conselho de odontologia reconheceu esta especialidade como DCM - Desordem Crânio Mandibular. Se o seu problema é de ATM - Articulação Temporo Mandibular, procure um especialista em DCM - Distúrbio Crânio Mandibular. Se você tem um problema ortodôntico e de ATM, procure por um ortodontistas que tenha especialização em DCM.

Dor de cabeça, zumbido nos ouvidos, tonteiras, podem ser sintomas de alteração da articulação da boca (ATM). São também sintomas causados por estas substâncias. Ainda que a pessoa já tivesse alteração da ATM, ao consumir Aspartame e Glutamato, piora muito.

Sem dúvidas, retirados os químicos, é provável que você precise da ajuda tanto de um profissional da odontologia especializados em DCM - Desordem Crânio Mandibular como de um fonoaudiólogo.

Na área da fonoaudiologia, os problemas causados com o consumo destas substâncias, poderá ter que ser trabalhada em paralelo com o odontólogo (dentista) ou não, dependendo do nível de comprometimento. O fonoaudiólogo deverá trabalhar com a área de "Motricidade Oral". Algumas vezes você ainda terá que passar para um fonoaudiólogo especialista em voz.

Dê preferência a profissionais que utilizem as técnicas da Kinesiology, pois vão trabalhar mais rapidamente. E como são muito potentes, além de acelerar sua recuperação, na maioria das vezes evita que você tenha que passar por diversos especialistas.

Além do mais, o profissional que trabalha com as técnicas da Kinesiology, em especial os formados pelo IBBM - Instituto Brasileiro do Balanceamento Muscular - Balanceamento Muscular / Kinesiology, estão acostumados a trabalhar em parceria com odontólogos que dominam o que há de melhor em DCM.

Estão classificados até hoje, 92 sintomas ligados ao consumo de Aspartame e Glutamato Monossódico.

VOCÊ SOFRE DE:?

- Dor de cabeça
- Dor da cabeça aos pés
- Depressão
- Tonteira
- Dor ou queimação no estomago
- Dor na ATM - Articulação Temporo Mandibular (articulação da boca)
- Tensão nos ombros, ou até em todos os músculos do corpo
- Insônia ou muita moleza
- Você também pode estar inchado, ou sentindo os músculos "moles"
- Sua visão pode estar borrada, turva
- E de repente você pode ter ficado com dificuldades na escola,
- Ou pensa que sua idade está acabando com a sua memória,
- Zumbido, convulsões, taquicardia?
- Está tendo problemas de pressão arterial e não consegue estabilizar.

Você pode estar sofrendo da
Doença do Aspartame, ou da Doença do Glutamato Monossódico, ou ate das duas.

Para
diabéticos o consumo de Aspartame é ainda pior. Os sintomas são mais graves e ainda dificulta o controle da glicemia.

Até sintomas de Alzheimer, Esclerose Múltipla e Mal de Parkinson estão acontecendo.

Se você está
grávida ou pretende engravidar. Se você está amamentando. Por favor, retire imediatamente estas substâncias da sua alimentação.

Seu bebe não dorme, chora muito, é agitado, tem muitos gazes? Procure se você não está usando algumas destas substâncias, mesmo que seja só um pouquinho. Elas passam para o leite.

Já foi a todo tipo de medico,
Já fez todo tipo de exame,
Ninguém descobre o que você tem.

Pode ser até que você esteja tomando remédios neurológicos ou psiquiátricos para pelo menos tentar melhorar os sintomas.

Pode ser que você esteja tomando antiinflamatórios, algumas vezes, corticóides. E você não melhorou, pouco melhorou, ou até piorou.

Ainda que às vezes você tenha sido diagnosticado com
"síndrome da fadiga crônica", ou "fibromialgia".

Você pode estar sofrendo da
Doença do Aspartame, ou da Doença do Glutamato Monossódico, ou ate das duas. Ou pelo menos tendo seus sintomas piorados.


O que fazer?

Pegue uma Lata de Lixo. Vá a sua geladeira e a sua dispensa, com uma lupa (porque eles botam uma letra bem pequena como se ingredientes fossem sem importância) e jogue TUDO que contenha Aspartame e Glutamato na lata do lixo.

Refrigerantes, produtos dietéticos, chicletes que dizem "não contem açúcar", pozinho de macarrão instantâneo, sopas e macarrões semi-prontos, farofa pronta, todos os "produtos da monica", a maioria dos temperos prontos em pacotinhos e tabletinhos do tipo caldo de carne, galinha, etc

Alguns preparados de alhos com sal também estão com glutamato. Tome cuidado com os molhos de tomate e com Presunto, Mortadela, Salsicha, Lingüiça e outros embutidos. Aves já temperadas, hamburguer, empanados. A maioria das empresas que produzem estes produtos passaram a utilizar Glutamato.

Utilize somente Sal Tradicional, Sal light está acrescido de Glutamato Monossódico. Sal com realçador de sabor também (do tipo Ajinosal).

Obs.:

- Não fique com pena do dinheiro que você gastou. Você esta gastando muito mais na farmácia.
- Não faça a maldade de dar para sua empregada, nem para o porteiro do prédio. Mesmo que eles peçam. O mais certo é destruir antes de colocar no lixo.

Procure seu médico imediatamente e avise a ele que você estava usando estas substâncias. Ele provavelmente vai lhe indicar alguns comprimidos de magnésio, selênio e algumas vitaminas para ajudar você a detoxicar. E depois vai tratar intestinal destruída, as chamadas disbioses. Alguns casos pode acontecer também a necessidade de cuidados com os rins.
Se o seu medico é homeopata, vai lhe indicar também um drenador de fígado.
Tome muita água
Procure fazer uma alimentação de detoxicação. Muita verdura crua de plantação orgânica, arroz integral, frutas. Ideal será pedir ajuda a um nutricionista especializado em detoxicação, de preferência que tenha também conhecimentos de Medicina Chinesa.
Se você já domina teste muscular, teste por um suco de fruta que mais te beneficie. Testando meus pacientes os sucos que mais aparecem são: maçã, melancia, graviola e água de coco.
Procure um profissional que trabalhe com as técnicas do Balanceamento Muscular para que você possa agora se recompor. Temos técnicas que ajudarão a detoxicar esses químicos, e lidar com as conseqüências que estas porcarias deixaram no seu corpo.
DIGA NÃO aos restaurantes que estão utilizando essas substâncias. Eles passaram a utilizar Glutamato Monossódico, para facilitar e acelerar o tempo de tempero da comida. Da menos trabalho, ainda que seja em detrimento da sua saúde. Alguns o fazem por desconhecimento. Outros o fazem com conhecimento de causa. Cuidado também com churrascarias. Recentemente descobrimos que sal grosso para churrasco estão sendo acrescidos de Glutamato de Monossódico.

Muito cuidado ainda com pipoca em shopping e cinema e frango pronto em padarias. Salgados estão levando Glutamato no recheio e na massa. Até milho verde cozido na beira da praia eu já encontrei servido com Glutamato.

O mesmo acontece em relação ao Aspartame. Pensando estar fazendo o melhor, muitos fabricantes de doces, chocolates e lojas de torta passaram a utilizar Aspartame. A questão é; uma vez que produtores de alimentos tomam conhecimento de uma situação tão séria, porque não procuram por mais informações de imediato e não fazem as devidas correções rapidamente?
Se você é proprietário de um estabelecimento que trabalhe com alimentos, já tomou conhecimento deste problema e já eliminou estas substâncias, deixe seu freguês saber. Coloque um aviso em lugar de destaque para que possam comer tranqüilos. Não esqueça de tomar cuidado com os ingredientes como presunto, molho shoyu, molho inglês, molhos de tomate industrializados, etc. A grande maioria contém Glutamato, mas algumas indústrias ainda não utilizam. Você só pode garantir que não utiliza estas substâncias se NENHUM ingrediente contiver GLUTAMATO ou ASPARTAME.
10º Se você é uma industria que não utiliza estas substâncias, deixe seu consumidor saber. Algumas indústrias estrangeiras já utilizam um destaque com as palavras, sem glutamato, ou não contêm Aspartame.

Se tiver mais alguma dúvida, estamos a sua disposição para responder, ou encaminhar a um especialista no assunto. Dúvidas




Enquanto aceitarmos sermos envenenados
isso vai continuar!






E eu vou comer o que?



Esta é a pergunta que ouvimos quando acabamos o relatório dos produtos que devem ser retirados do cardápio porque contêm Glutamato Monossódico e Aspartame. Mais confusos ainda ficam diabéticos e obesos.

A outra pergunta, no caso de crianças é: "E o que ele vai comer na escola?"

Não vou aqui tecer considerações em relação à alimentação ideal, mas apenas procurar mostrar que a retirada destas substâncias não complicam tanto assim. E friso que algumas das sugestões, não são o ideal da alimentação mais saudável, mas isto é questão para outros artigos. E preferencialmente para um nutricionista.

O hábito cultural alimentar do brasileiro é dos melhores no mundo. Nosso corriqueiro feijão com arroz, uma carne, legume, verdura, salada, e muitas vezes farinha de mandioca ou uma farofinha.

O que mudou para você passar a usar químicas que possam parecer mais saborosas?

Cozinhar o 
feijão, continuamos a cozinhar, mas depois de cozido, o sal e o tempero, exigem um tempo a mais de fervura para que possa absorver o tempero. Com o uso do glutamato monossódico no sal ajinomoto, cubinhos de tempero, sazon, sal light ou algum outro engodo, você passa a ter um feijão que não chegou a absorver o tempero, mas que passou a levar um excitante cerebral que dá a impressão de sabor.
Solução: volte a temperar o feijão meia hora mais cedo, e relembre o verdadeiro sabor do feijão.

O mesmo acontece em relação a 
carnes. Você lembra que há não muito tempo atrás temperávamos as carnes que seriam assadas ou cozidas de véspera, e ficava na geladeira até o dia seguinte? Então você passou a temperar na hora, utilizando temperos que contenham glutamato monossódico. Você acha que a carne absorveu o tempero? Não, estas substâncias não aceleram a assimilação do tempero.

Aliás, o glutamato começou a ser utilizado principalmente para mascarar o sabor em alimentos fabricados com ingredientes pobres, como hambúrguer, lingüiça, salsicha, apresuntado, etc... de certos fabricantes.

Se você precisa utilizar fondor, gril, e semelhantes em bifes, é possível que você não goste de bife. Nenhum problema. Utilize carne preparada de outra forma ou opte por não utilizar carne na sua alimentação. Não há nenhum mal em não comer carne, desde que você procure orientação de um bom nutricionista para que possa suprir os nutrientes contidos na carne. É muito comum vermos deficiência de Vit. B12 em pessoas que não consomem carne. Isto acontece porque a dieta está desbalanceada.

Temperar 
bife tem alguma ciência. Coloque os temperos do seu agrado sobre o bife (sal, alho, pimenta, etc..) e só então bata o bife. Pronto, você não precisa de temperos com glutamato monossódico.

Algumas pessoas gostam de usar 
amaciantes de carne. Existem diversas maneiras de fazê-lo utilizando produtos naturais. Por exemplo com suco de abacaxi ou ananás, na carne crua e fria, deixar descansar por alguns minutos. (O sal diminui a ação da bromolaina, enzima que age para amaciar a carne, o aquecimento também). utilize o sal depois. Outras enzimas que amaciam a carne são a "papaína", no mamão verde (mais difícil se você não tem mamoeiro em casa) e a "ficcina" do figo (um pouco caro, não?).

Então vem a pergunta. Se existe a "bromolaina" em pó, por que não utilizá-lo? Se você encontrar alguma marca que não contenha glutamato monossódico, vá em frente!

E experimente utilizar outro óleo que não seja o de soja. Deixa um gosto pesado, em algumas marcas até gosto de peixe. E de novo o glutamato passou a ser uma forma de excitar o cérebro para disfarçar o gosto. Aliás, bom mesmo eh óleo de coco de babaçu, que menos hidrogenável.

Legumes e verduras cozidas que serão utilizados em saladas, devem ser temperados ainda mornos, pois frios não absorvem os temperos. Principalmente as batatas.

Então vêm algumas queixas, com relação ao trabalho de descascar 
alho, quando existe tempero pronto com sal e alho. Dê uma procurada no supermercado, que você encontrará alho já descascado, e mesmo alho conservado com ácido cítrico. Estejam cientes que alho eh um dos produtos que recebem mais quimicas na plantaçao. Os orgânicos agora começam a chegar as revendas, mas não é nem necessário repetir que é o ideal, tanto em termos de saúde e paladar.

Em relação a 
molho de tomate, você precisa ter muita atenção. A maioria está com glutamato monossódico. E agora a Cica ainda se associa em propaganda dizendo que o molho Pomarola esta com caldo Knorr. A muito que este molho já tem Glutamato Monossódico. Muito cuidado!!! Bom mesmo é aquele molhinho de tomate que você faz em casa.

Outra coisa a saber, é que os molhos, extratos ou purê de tomate comprados prontos levam muito açúcar. Engordam!

É muito trabalhoso? Nem tanto. Faça uma quantidade maior e congele. Se você lavar e picar os tomates, colocar na panela com sal, e cozinhar. Passa tudo no liquidificador e se preferir depois numa peneira. E bem batido, quase não sobra nada na peneira.

E você pode escolher fazer um bom refogado e já cozinhar com os temperos, ou refogar depois de peneirar. É bem rápido, e fica pronto por um bom tempo.

A questão é que nossas avós não tinham liquidificador. Então ficou aquela idéia de que ínhamos que tirar a pele e as sementes para não entupir a peneira.

Em ultimo caso, já existem molhos de tomates feitos com tomates orgânicos, sem conservantes ou outros aditivos químicos. Você pode encontrar em boas lojas de produtos orgânicos. O que muda é que produtos sem conservantes têm menor prazo de validade. Então não compre muita quantidade.

E os 
macarrões. A algum tempo surgiu o macarrão semi-pronto, ou instantâneo. Gostoso como o macarrão caseiro não é mesmo. Mas em alguns momentos até que quebram o galho. Principalmente quando a garotada chega tarde das festas. O Glutamato está no "pozinho". Então uma vez ou outra, até vai. Jogue o saquinho de tempero no lixo, e tempere você mesmo.

Sugestões dadas pelos próprios meninos: Manteiga, alho e óleo, molho de tomate ou creme de leite. Eu sugiro um ovo para melhorar o valor nutricional.
Outra ótima sugestão, bem mais alimentícia, com carne moída no molho de tomate.
Bolonhesa. Quando fizer o molho de tomate, faça também carne moída com o molho de tomate que você acabou de fazer. Quando estiver pronto, coloque azeitonas. Azeitonas pretas ou verdes. Faça dos dois tipos que muda o sabor. E congele em porções individuais, que se descongelam bem rápido quando for necessário.

Farofa - Dá um pouquinho de trabalho para fazer, eu concordo. Mas utilizar farofa comprada pronta é terrível, não só pelo Glutamato, mas também pelo tipo de gordura utilizada.

Uma vez que muitos brasileiros não passam sem a farofinha, vamos a algumas dicas que facilite fazê-la em casa, e bem gostosa.
Farofa suporta bem em geladeira, sem perder o sabor. Assim, para os que trabalham fora e não têm tempo para fazê-la diariamente, pode ser feita em uma maior quantidade, durando 2 ou 3 dias.

Farofa tem seus segredos. E não é só o Glutamato que deixou a farofa "melhor". Então procure por farinha de mandioca "crua". E esteja atento se você prefere a farinha bem fina ou mais grossa.

Coloque a gordura na frigideira e frite o tempero de sua preferência. Bastante cebola fritinha fica uma delícia. E quando frita perde o amargo. Alho só deve ser usado quando é da preferência de toda a família.

Se você gosta de farofa de ovo ou de banana, se gosta de passas ou ameixas, reserve para ser colocado depois da farofa pronta.

A quantidade de óleo ou gordura a ser utilizada, vai depender se você gosta da farofa mais "molhada" ou mais "seca". Vá experimentando até chegar a sua preferência. Porém esteja atento que este é um dos segredos. Farofa é diferente de farinha torrada. E utilizar um pouco mais de gordura, pode ser o segredinho que estava faltando. Para prevenir de estar usando muita gordura saturada, uma boa opção é utilizar óleo de Coco de Babaçu. É mais estável, custa mais a hidrogenar. Ao retirar da geladeira ela parece meio endurecida, mas ao ser aquecida, volta a ficar soltinha.

Então coloque a farinha em óleo bem quente, para que ela comece a ser cozida com a temperatura do óleo. Não esqueça o sal. Abaixe o fogo para o mínimo e com uma colher de pau, além de virar a farinha - amasse a farinha de forma que a gordura entranhe na farinha. Se começar a escurecer muito rápido, retire do fogo e continue com o processo de amassamento e de virar a farinha e volte para o fogo. Está pronta quando perder o gosto de farinha crua, sem contudo estar muito escura.

O outro segredinho pode estar aí. Você pode estar utilizando uma quantidade de gordura adequada, mas sem o amassamento, a gordura não entranha na farinha. Duvido que depois você vá querer comer outra farofa.

Então, agora você pode colocar ovo mexido e/ou passas, banana frita, e tudo mais que você quiser. Incluindo deixar a base pronta e variar acrescentando cada dia um complemento diferente. Aqueça somente a quantidade que será utilizada.

Obs.: Esta farofa é muito gostosa, mas não exagere, por causa da gordura.

Sal - Sal é sal simples, iodado. Sal light, pode ter sido desenvolvido com boa intenção. Mas colocaram Glutamato Monossódico. Uma vez que foi desenvolvido principalmente para casos de hipertensão, é simplesmente sem nexo. Algumas marcas de Sal Grosso para churrasco também acrescentaram Glutamato. CUIDADO!!!

Biscoitos - Estão colocando Glutamato em alguns biscoitos de sal. Preste atenção. Leia os ingredientes dos biscoitos antes de comprar. Escolha os que não têm Glutamato.


Outra sugestão que eu gosto de dar, e que tem sido muito divertido com as crianças, é colocá-las na cozinha. Então encontrar um espaço, às vezes como programa de tarde aos sábados ou domingos pode ser o princípio, e tem ajudado a fazer as crianças aprenderem que existem alimentos diferentes daqueles comprados no supermercado ou na cantina da escola.

Pode se começar com biscoito, por exemplo de nata, de mayzena ou de manteiga. . Lembra dos casadinhos de goiabada, ou de outra geléia? As crianças vão se divertir, ler receitas, exercitar e matemática nas medidas e pesos. E principalmente vão provar e levar para a e scola, como um troféu as coisas que elas próprias fizeram.

Não estranhe de ouvir expressões de que são mais gostosos.

Para estimular mais a garotada e competir com aquele pacote cheio de conservantes, inventem. Desenhem carinhas, usem cortadores com forma de bichinhos, preencham olhinhos e boquinhas com um pouquinho geléias. Nos casadinhos um lado com a carinha, já faz o colorido.

As geléias também em podem ser feitas em casa. Bastando colocar a fruta na panela com pouca água. O açúcar da fruta já é suficiente para adoçar sem precisar das crianças estarem se entupindo de açúcar. E eles adoram aprender como as frutas se transformam em geléias.

Depois eles já vão gostar de fazer pãezinhos, enfeitar pratos, montar uma linda travessa de salada... Tem dado muito certo, aos poucos eles vão experimentando folhas, cenoura ralada, tomate, ervas que eles gostam mais do gosto para fazer molhos, etc. Alguns pais aproveitaram para trabalhar com as crianças o habito de fazer pequenas pesquisas para saber que vitaminas estarão consumindo, ou como uma planta nasce.

Uma família, com um filho que estava difícil para se alimentar, plantou um tomateiro. A criança acompanhou o crescimento da planta e depois o nascimento e amadurecimento do fruto, e lógico, disputaram o primeiro! A partir daí vieram as provas, e as visitas a quitanda orgânica. Uma coisa de cada vez.

Atenção: não esqueçam de deixar combinado que fogão e aparelhos eletro-domésticos só com supervisão de um adulto!!!

Leiam o 
depoimentos uma família, que conseguiu muito mais do que a mudança na alimentação levando as crianças para a cozinha.

Texto de Ignez Lopes de Carvalho
Fga. PSK
outubro/2002
(revisado em Junho/2003)

Fonte:
http://www.ibbmniteroi.fnd.br/dicas/(Dicas)Dicas1_Aspartame_Glutamato.asp

38 comentários:

  1. Meus parabéns! Alguém sensato, que sabe alertar para o bem de todos, sem causar medo e sim melhor forma de conduzir escolhas. Excelente.Grande e fraterno abraço. Já encaminhei o link para várias pessoas inclusive para o uma nutricionista vegetariana.Sílvia. licuala@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde!

    Fui ao medido e ele constatou (sem exames) que estou com alergia ao glutamato e me pediu para tomar o remedio singulair...estou tomando desde de novembro, meu rosto estava todo inflamado, como se eu estivesse com muitas espinhas, melhorei mas ainda elas aparecem e continuam deixando meu rosto mt marcado e manchado...deixei de comer tudo que é industrializado, como somente verduras e legumes com temperos naturais e tomo mt leite com cereias, para ajudar na alimentação, mas li esses dias que no leite industrializado tem glutamato, isso é verdade?...e que no tomate tambem?

    ResponderExcluir
  3. ótimo, ÓTIMO, ótimo, vinha sofrendo com desconfortos estomacais e palpitações cardiacas há 3 anos POR CAUSA DO GLUTAMATO, adoraria ter tido conhecimento deste site muito antes. EXCELENTE!!!

    ResponderExcluir
  4. jÁ TINHA LIDO A RESPEITO DESTA SUBTÂNCIA, ELA É
    MUITO PERIGOSO PARA NOSSA SAÚDE, JÁ ESTOU ELIMINANDO MUITA COISA QUE CONTÉM O GLUTAMATO.Amo a minha vida e gosto dela saudavél e por isso que corro todos os dias.
    Muito boa a matéria!

    ResponderExcluir
  5. Primeiro quero agradecer a Deus por dá sabedoria as pessoas que de alguma maneira acaba chegando até nós.Obrigada, muito obrigada por nos ajudar passando uma informação tao preciosa, já que até mesmo quem estudou pra fazer o certo, tem errado e muito no que diz respeito a informação quando o assunto é saude. Deus a abençõe ricamente.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo

    Adorei estas informações,nunca mais usarei
    glutamato nas refeições.
    06 11 2009
    horas 16:22

    ResponderExcluir
  7. ACABEI DE JOGAR NO LIXO TUDO O QUE CONTEM GLUTAMATO MONOSSODICO. REALMENTE É ALGO PARA SE PENSAR. PROCUREM ALIMENTOS DA LINHA SANAVITA DESENVOLVIDO PELA USP. ELES DESENVOLVERAM UMA SOPINHAS QUE NÃO VAI GLUTAMATO MONOSSODICO- UMA DICA - DA PARA USAR ESTA MISTURINHA EM REFOGADOS, CARNES ETC. DA UM SABOR ESPECIAL E EVITAMOS O MAL. PATRICIA R.LARA

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a autora do texto, porque sei que o glutamato monossodico é altissimamente prejudicial à saude, porem nunca tinha lido nada sobre seu uso no sal light, que já uso há anos. O sal light é 50% sodio e 50% potássio. O potássio é amargo e quando comecei usar sal light, o gosto era bem amargo porque não punham glutamato. Apartir de agora vou jogar o sal light no lixo.

    ResponderExcluir
  9. Eu não consegui ver o link!! snif snif

    ResponderExcluir
  10. O açucar e o glutamato são dois aliados devastadores da saude humana, os sintomas
    são bem parecido e as pessoas não estão nem ai, elas se perguntam eu vou comer o que, sendo que temos variedade na feira e variedade de cereal, e que são deliciosos.
    abraço.

    ResponderExcluir
  11. Com estas informações acho que vc deveria nos dar mais informações com subtituir o glutamato, ou seja, adicionar algumas receitas como por ex. fazer molho caseiro, e alimentos cotidianos como o trivial.

    ResponderExcluir
  12. Li muitas informações sobre glutamato monossódico, maioria protegendo e poucas atacando, e não creio que a substância em questão venha a causar tais males.
    Um dos fatos que mais me faz crêr, são os japoneses, que vivem bem, se alimentando todos os dias da substância em questão.
    Se houve incidências, é provável que seja o mesmo caso da "Síndrome do Restaurante Chinês" (procurem e entenderão).
    abraços.

    ResponderExcluir
  13. minha mae tem alergia a soja e ovo e preciso da sua ajuda.muito obrigado luis felipe.

    ResponderExcluir
  14. Luiz Filipe, também sou alergica a ovo, é bem chato. Já a soja, muita gente é alergica, porque a proteina é muito grande e nosso organismo não está muito preparado para digeri-la. Há um blog, da mãe de uma criança autista, e por causa do filho ela que tinha um buffet, e por isso muita experiencia de cozinha, dedicou-se a desenvolver receitas para alergicos. O filho dela também é alergico a ovo. Este ano ela lançou um livro que está muito bom. Em principio fala de autismo, mas em verdade é para alergicos, que é o principal problema do autismo.
    http://dietasgsc.blogspot.com/
    Abraços
    Ignez

    ResponderExcluir
  15. Ótimo, mas uma pergunta: Este artigo é baseado em alguma pesquisa reconhecida, porque tambem acho que deve fazer mal, mas "acho", não sou médico nem cientista, e existe uma lenda que tudo que é industrializado mata, deforma e etc, SERÁ ?.
    De qualquer forma acredito que nossa alimentação deve ficar mais saudavel sem estes componentes quimicos.

    ResponderExcluir
  16. Parabens pela materia. Sofrí 40 anos até descobrir que essa porcaria chamada Glutamato Monossódico, era o que fazia mal para o meu estomago... era dor atras de dor, gastrite, azia, ulcera... mas Graças a Deus, descobri tudo a tempo e não consumo mais nada que contem esse produto. Aqui no Brasil, só temos governo par arrecadar impostos, o resto são detalhes...

    ResponderExcluir
  17. ADOREI ESSAS INFORMAÇÕES E FOI EXATAMENTE NUM MOMENTO QUE EU TIVE UM AGRAVAMENTO DOS SINTOMAS E ESTAVA PASANDO MAL, QUE PEDI PRO MEU MARIDO PROCURAR NA INTERNET ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE O "ASPARTAME", POIS HAVIA MUDADO O MEU ADOÇANTE PRA ESSA FÓRMULA.
    TODOS OS SINTOMAS DESCRITOS EU ESTAVA SENTINDO E ENCONTRAMOS TAMBÉM AS INFORMAÇÕES ASSOCIADA AO "GLUTAMATO MONOSSÓDICO".
    DIGO PARA OS INCRÉDULOS DESSA MATÉRIA, QUE SÃO TOTALMENTE VERDADEIRAS, POIS NOS ÚLTIMOS 4 ANOS, VENHO SOFRENDO TB C/FRAQUEZA MUSCULAR, DIAGNOSTICADO COMO 'FIBROMIALGIA",
    QUE FAZ QUALQUER UM SE SENTIR COM 100 ANOS DE IDADE, É TERRÍVEL E VINHA TOMANDO OS MEDICAMENTOS DESCRITOS: antiinflamatório, antidepressivo E relaxante muscular. IMAGINE OS SINTOMAS PARALELOS...

    ISSO TUDO QUE LÍ SALVOU MINHA VIDA!!
    REQUER UMA RADICAL MUDANÇA DE HÁBITOS ALIMENTARES QUE É PRA NOS SALVAR! VERDADEIRAMENTE SOMOS ENVENENADOS!

    Obrigado, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Eu também sou vítima do Glutamato.
    Quanto ao Aspartame eu não sei, nem quero experimentar, prefiro café amargo, mas tomo com açucar, não é o açúcar do café que engorda.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, eu sofro há mais ou menos 5 anos com esse problema. Tudo que foi falado sobre o Glutamato é o que sinto...estava buscando respostas na net sobre meus sintomas, pois já estava achando que estava ficando louca. Sinto dores horríveis na cabeça quando como algum alimento industrializado e sinto uma exaustão muscular imensa!!! Meu gastro fez vários exames e não econtrava nada em mim. Marquei outro médico para semana que vem para tratar do assunto, mas já percebi que não sou de outro planeta....obrigada pelo esclarecimento!!!!!

    ResponderExcluir
  20. muito boa essa matéria mais eu acho q vcs tb podiam falar sobre a radiação etc... mais adorei o alerta apesar de q quase nunca como sazon nem na pipoca

    ResponderExcluir
  21. acabo de descobrir as causas de rubor(calor) facial que há bastante tempo me acomete logo depois de ingerir alimentos com este componente quimico; e olha que sou adepto de alimentaçao básica , mas as vezes na intenção de realçar o sabor dos alimentos usufluimos deste artifício. Aqui nunca mais entra glutamato monosódico...chega dor de cabeça, mal estar etc.

    ResponderExcluir
  22. MEU DEUS ESTOU ASSUSTADA POIS NAO SEI
    O Q COMER SOU DIABETICA E AGORA O Q EU FAÇO
    MINHA GENTE

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigado pelos esclarecimentos, senti muitos dos sintomas.
    Engordei muito, estou com uns problemas nas articulações, sinto a mandinbula... faço uso de aspartame desde criança !!! Pois já era um pouco gordinho e tomava na esperança de emagrecer... Por favor, me diga qual a especialidade que devo procurar para fazer exames, me tratar de um possível problema que isso tenha me causado.

    meu e-mail: romulocnpereira@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Por favor, me ajude... estou desesperado !!

    ResponderExcluir
  25. Veja esta comunidade no Orkut, veja este tópico acabei de atualizar

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=15427951
    .
    .
    Veja esta comunidade também

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=8817036

    Veja este tópico http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=8817036&tid=2474194596809416086

    ResponderExcluir
  26. Doce Veneno - Aspartame

    Três artigos, sobre o Doce Veneno - Aspartame, escritos pela Denise Arcoverde no site Síndrome de Estocolmo

    Doce Veneno - Aspartame - Parte 1 - Minha Experiência
    http://amorordemeprogresso.blogspot.com/2008/10/doce-veneno-aspartame_22.html

    Doce Veneno - Aspartame - Parte 2 - Ciência & Incertezas
    http://amorordemeprogresso.blogspot.com/2010/09/doce-veneno-aspartame-parte-2-ciencia.html

    Doce Veneno - Aspartame - Parte 3 - Porque a gente pode engordar consumindo produtos Diet
    http://amorordemeprogresso.blogspot.com/2010/09/doce-veneno-aspartame-parte-3-porque.html

    ResponderExcluir
  27. Adorei sua coragem!!!Fiquei muito indignada ao descobrir que até nas gelatinas comuns de caixa contém ASPARTAME em sua composição.Precisei usar lupa para ler,porque estranhei o saquinho estar tão leve.Também fiz a minha parte,pesquizei na nete e enviei para meus contatos.Imaginem quantos bebês e crianças estão ingerindo este veneno,e até indicado pelos pediatras.Eu,que tenho 55 anos aboli da minha dieta.As marcas que detectei são ROYAL ,DR OTKER e SOL.Boicotem,mamães e por favor vão aos supermercados com uma lupa na bolsa.

    ResponderExcluir
  28. OLGA DISSE...
    CONSULTAM O SITE:
    www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/simplesmente-saude.html

    VOCÊS ENCONTRARÃO TODAS AS INFORMAÇÕES QUE PRECISAM.
    CONCEIÇÃO TRUCOM É UMA CIENTISTA RENOMADA, SÉRIA E CONFIÁVEL.
    BOA SORTE. E EXCELENTE MATEÉRIA. PARABENS.

    ResponderExcluir
  29. Olga, por favor reenvie o endereço do site, pois está com erro.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde

    Preciso de uma informação pois já trabalhei em uma empresa onde era feito o glutamato ou UMAMI como chamam os japoneses, uso muito ele masi do que o sal só que agora depois dessas informções me preocupei, minha mãe está muito doente e o exame Gama dela deu muito alterado estou em Iperó é muito longe e gostaria de saber da onde são essas informações já que se fala muito do sodio estou desesperada para obter mais informçõespor favor entre em contato comigo no meu email yaracamila@gmail.com.

    Obrigado

    Desde já agradeço

    Camila Yara

    ResponderExcluir
  31. Boa Tarde


    Gostaria muito de obter mais informações sobre o assunto moro no interior de São Paulo e uso muito glutamato pois achava que era menos agresivo que o sal devido ao sodio, tennho desde de ele puro ate ele com condimentos e todo tipo para tudo, como é muito usado na culinária chinesa e japonesa achava que era mais natural, outra coisa minha mãe esta com o exame de gama que tem alguma relação com o figado muito alterado pode ter relação?
    Por favor quero mais informções pelo meu email yaracamila@gmail.com, fico no aguardo


    Atenciosamente


    Camila Yara

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Quando comecei a me preocupar ainda não havia a classificação como alérgeno para o glutamato monossódico, agora é diferente, pois já está provado que o GSM é alérgeno, eu sou uma vítima e uma testemunha.

    ResponderExcluir
  34. Eu fico feliz que as pessoas finalmente estão abrindo os olhos para o que comem. Infelizmente, hoje em dia estão atacando a nossa saúde com os alimentos geneticamente modificados, os chamados "transgênicos". A soja é um desses alimentos. Vá a qualquer supermercado e procure nas embalagens de óleo de soja. A maioria tem a o seguinte símbolo: letra T dentro de um triângulo, indicando que o produto é transgênico. O problema é que os transgênicos estão rapidamente sendo implantados na nossa alimentação, sem que previamente tenham sidos feitos estudos do impacto na nossa saúde (impactos tanto a curto prazo, quanto a médio e longos). Isso é preocupante.

    ResponderExcluir
  35. Sei que a transgenia foge do assunto principal (na verdade não sei se foge...). Eu espero que publiquem o meu comentário como informação à população. A soja transgênica foi patenteada pela empresa Monsanto. Quando o agricultor planta a soja comum, há uma tendência de sua plantação ser contaminada com a soja transgênica (é uma soja resistente ao herbicida (adivinha de qual empresa é o herbicida? - Monsanto). Se a plantação de soja for contaminada, já era. Havendo comprovação de que a sua lavoura de soja contém soja transgênica, ele passa a ter de pagar "royalties" para a Monsanto. É uma escravatura moderna, por assim dizer. Logo, toda soja plantada passará a ser transgênica em pouco espaço de tempo, transformando isso num círculo vicioso e maligno. E não é só óleo de soja, o leite de soja, enfim, todos os derivados de soja serão afetados. E qual o impacto na sua saúde? Ninguém sabe...

    ResponderExcluir
  36. O Glutamaco já está vindo com outro nome em novos produtos? O Sódio, descrito na tabela dos produtos, pode ser glutamaco 'disfarçado'?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe por te responder tão tardiamente.
      Não, o sódio é um dos componentes do sal natural e é necessário à saúde humana

      "Sódio e sal: qual a diferença?
      A melhor forma de explicar é olhar o aspecto químico. O sal é um ingrediente que possui em sua composição cloro (Cl) e sódio (Na), e por isso é conhecido como cloreto de sódio (NaCl). Mas eles não aparecem em quantidades iguais, já que 1g de sal possui 400 mg de sódio. Portanto, o sal é constituído 40% por sódio e 60% por cloro. E sim, essa quantidade é bem impressionante."

      https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/sal-e-sodio-sao-a-mesma-coisa-saiba-qual-o-seu-consumo-diario-ideal_a8314/1

      Excluir