domingo, 22 de fevereiro de 2009

Viagem ao Nordeste - conheça o Nordeste comigo

Domingo de carnaval , 22 de fevereiro de 2009

Cajá-manga, umbu-cajá  e ciriguela

Um ano após o início de nossa viagem ao Nordeste visitei a cidade de Carapicuiba na região metropolitana de São Paulo e lá encontrei vendedores ambulantes vendendo ciriguela e umbu-cajá e neste domingo, hoje encontrei no supermercado cajamanga, isto me trouxe lembranças, cheiros e cores do Nordeste e fez lembrar desta gente trabalhadora e valorosa que são os nordestinos, me fez lembrar das maravilhas naturais que existem naquele rincão brasileiro, qualquer dia eu volto.

O gênero Spondias pertence à família Anacardiaceae e possui 18 espécies  distribuídas nos neotropicos, Ásia e Oceania (Mitchell & Daly, 1995). No Nordeste brasileiro, destacam-se as espécies: Spondias mombin L. (cajazeira), Spondias purpurea L.

(cirigueleira), Spondias cytherea Sonn. (cajaraneira), Spondias tuberosa Arr. Câm. (umbuzeiro) e Spondias spp. (umbu-cajazeira e umbugueleira), todas árvores frutíferas tropicais largamente exploradas, através do extrativismo como a cajazeira e o umbuzeiro ou em pomares domésticos e em plantio desorganizados conduzidos empiricamente como a cajaraneira, a cirigueleira, a umbugueleira  e a umbu-cajazeira. Estas espécies são plantadas em domesticação que produzem frutos do tipo drupa de boa aparência, qualidade nutritiva, aroma e sabor agradáveis, os quais são muito apreciados para o consumo como fruta fresca ou na forma processada como polpa, sucos, doces, néctares, picolés e sorvetes.

Domingo, 1 de Junho de 2008

Viagem ao Nordeste - conheça o Nordeste comigo

Pegue uma carona no Celta e viaje de São Paulo à praia de Jericocoara no Ceará, percorra o litoral nordestino em direção ao Sul, em direção a São Paulo.


Sente no banco, aperte os cintos e vamos acelerar.


BOA VIAGEM!













Nenhum comentário:

Postar um comentário