quarta-feira, 20 de maio de 2009

Biólogos lutam para salvar arara da extinção

No Brasil, em zoológico, existem apenas três exemplares da espécie spix: um casal e um macho.

Indisponivel/Indisponivel

Arara-spix é o animal mais raro da fauna brasileira

O desafio é o de sempre: reproduzir em cativeiro um mínimo do que seria a vida em liberdade. E boa parte dessa história, os visitantes nem imaginam. No Parque Zoológico de São Paulo mora uma preciosidade que não se vê mais em nenhum lugar da natureza, porque já foi extinta. A arara-spix é o animal mais raro da fauna brasileira.

No mundo todo, os biólogos calculam que existem, no máximo, 50 exemplares de araras-spix. No Brasil, em zoológico, são apenas três. Um casal e um macho, até pouco tempo sozinho.

A atenção especial que recebem faz parte de uma batalha que os biólogos enfrentam para salvá-los da completa extinção. A missão não é nada fácil. Do casal, os biólogos não esperam mais nada. Estão juntos há anos e nunca tiveram filhotes.

"Cada nascimento de uma espécie rara aqui no zoo é resultado de um trabalho", diz a bióloga Fernanda Vaz.

Uma arara-maracanã defende o ninho com raiva. É a namorada que o zoo arranjou para o spix solteiro. Um amor assim era tudo o que ele precisava para sair da total apatia em que vivia.

Na verdade, eles revivem em cativeiro a saga de um parente que ficou famoso. O último macho spix que viveu em liberdade também namorava uma maracanã. O romance só acabou quando ele desapareceu para sempre, em Curaçá, norte da Bahia. Em outubro de 2000, o Ibama decretou a extinção da espécie.

O namoro no zoo de São Paulo tem deixado os biólogos animados. O casal já conseguiu produzir ovos.

"Isso foi um grande estímulo para nós, porque esse macho não está perdido totalmente nesse programa de reprodução. Esse casamento não tem futuro, porque se esse macho estiver fértil, vai ser pareado com uma fêmea spix fértil", adianta Fernanda Vaz.

A ciência pode fazer o esforço que quiser para não deixar a espécie desaparecer completamente, mas só a natureza vai definir o futuro. Ninguém pode adivinhar se o spix tão apaixonado vai conseguir abrir mão da maracanã tão dengosa.

Reportagem de José Raimundo no Globo Reporter de 24/04/2009

http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1097824-16619,00-BIOLOGOS+LUTAM+PARA+SALVAR+ARARA+DA+EXTINCAO.html

2 comentários:

  1. É lamentável ler uma notícia dessas. Tudo culpa do homem que não respeita nem a própria espécie, imagine respeitar os próprios animais!! Também em um país onde a impunidade está na ordem do dia, vamos esperar o que mais? Não somente a arara-spix, mas uma dezena de espécies encontra ameaçadas de extinção.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. isso e muito ruim pq a gente nao pode mais ver esse animal livre , so em cativeiro

    ResponderExcluir