sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pedofilia na Irlanda


Irlanda teve "abuso endêmico" cometido por padres e freiras

Estado delegou cuidado de crianças a reformatórios onde eram violentadas, conclui comissão

Apuração levou dez anos entrevistando ex-internos; vítimas se revoltaram com ausência de nomes dos molestadores no texto

Comissão instalada há dez anos pelo governo da Irlanda para investigar casos de maus-tratos contra crianças em reformatórios, orfanatos e escolas técnicas geridos pela Igreja Católica concluiu em relatório divulgado ontem que a prática de abusos físicos e sexuais nesses locais era "endêmica".
Segundo o relatório, elaborado por uma comissão liderada pelo juiz Sean Ryan, da Corte Suprema irlandesa, instituições administradas por ordens religiosas da década de 1930 aos anos 90 e encarregadas pelo Estado de cuidar de crianças e jovens infratores ou provenientes de "famílias disfuncionais" impunham um "terror" cotidiano a seus internos.
A reação das vítimas ao tão aguardado relatório foi de revolta, já que nenhum nome dos agressores e molestadores foi divulgado. A omissão é resultado de decisões judiciais conseguidas nos últimos anos pelas ordens religiosas encarregadas pelo Estado de administrar os reformatórios.
Foram entrevistados cerca de mil ex-internos de mais de 200 instituições que, estima-se, receberam cerca de 30 mil pessoas em seis décadas e meia.
O relatório responsabiliza os administradores diretos dos reformatórios -padres e freiras católicos-, seus superiores hierárquicos -bispos e arcebispos- e o Estado irlandês pelos abusos. "Crianças viviam o terror cotidiano de não saber de onde viria a próxima surra", diz o texto.

Fome e humilhações
O documento fala que muitos, com fome, tinham que procurar comida em latas de lixo. Num dos exemplos de maus-tratos e humilhações, é descrito o castigo de um garoto que teve que lamber excrementos da sola do sapato de um padre.
Os responsáveis diretos pela administração dos reformatórios, apurou a comissão, praticavam rotineiramente violências físicas e, em alguns casos, estupraram crianças.
"Quando confrontados com provas de abusos sexuais, a resposta das autoridades religiosas era a transferência do acusado para outros locais, onde, muitas vezes, estavam livres para agir de novo", diz o texto.
O Estado é responsabilizado por não ter impedido os abusos. Quando autoridades eram alertadas sobre os problemas, "mantinham-se em silêncio".
Com a ausência de nomeação dos responsáveis, ninguém deve ser processado com base no documento.
O coordenador do grupo Sobreviventes de Abuso Infantil (Soca, na sigla em inglês), John Kelly, diz ter recebido ligações ontem, ao longo do dia, de vítimas dessas instituições. "Eles sentem que suas feridas foram reabertas a troco de nada. Prometeram-lhes justiça, e agora se sentem traídos."
Muitas das crianças que chegavam a esses reformatórios e escolas administrados pela igreja eram filhos de mães solteiras ou acusados de pequenas infrações.

Da Folha de São Paulo de 21/05/2009

8 comentários:

  1. Que vergonha deveríamos não entrar em nenhuma
    igreja católica pois essa religião está mergulhada em denúncias de pedofilia e nada
    faz para combate-las.

    ResponderExcluir
  2. Bando de vagabundos.
    Querem raça mais vagabundas do que padres e pastores.
    O governo deveria proibir igrejas e não apoia-las.
    Religião é uma droga que vicia e atormenta.

    ResponderExcluir
  3. Nunca parem de lutar pela Verdade, pela Justiça, pela Liberdade, pela Solidariedade! Deus é grande e se isto se soube é porque ainda alguma justiça pode ser feita! E que deja feita! Amén!

    ResponderExcluir
  4. Bobagem, não se deve acreditar em escritos que aparecem por aí, pq podem ser tendenciosos e de autores anti-católicos. Não podemos esquecer que no meio da comunicação atual tudo se fala, sem esperar as verdadeiras provas. A Igreja já foi acusada de favorecer o Nazismo, Pio XII já foi chamado de o Papa de Hitler,etc., e tudo foi provado que era armação.Mais recentemente por meio do Filme Código da Vinci, a Igreja foi acusada de ter uma ordem mafiosa, o Opus Dei. Tudo mentira, onde fica difícil separar a ficção da realidade. A Bíblia diz que "os escândalos são inevitáveis", tais escândalos são ações isoladas, apesar de fazerem muito estrago aos cristão de pouca fé.

    ResponderExcluir
  5. Não podemos generalizar!

    ResponderExcluir
  6. Para o seu Álvaro...

    Respeito a sua opinião, mas tem muitas coisas que vc. parece desconhecer! O registro da história mundial não deixa a mínima dúvida da plena participação do papado em apoio a Hitler. estude a história e vc. entenderá melhor.
    Vc. parece muito certo do que está dizendo.
    Vc. já esteve lá, ou já foi coroinha...? Se fosse com vc. ou seu filho, seria essa a sua opinião? Exagero por que não foi com um dos seus familiares. Ao serem acusados e desmascarados então, se fosse mentira, seria fácil eles se livrarem das acusações, não acha? Afinal, existe a prova e a contra prova. Ou será que todo mundo está errado ou mente?
    Isso que está acontecendo é apenas a ponta de uma grande corda que está enrrolada.
    Tem muitas coisas podres ainda que virão à tona, ñ só da religião predominante na América do Sul, mas todas as religiões. Espere e verá. Estou ancioso por esse dia!

    ResponderExcluir
  7. Concordo:
    Tem muitas coisas podres ainda que virão à tona, ñ só da religião predominante na América do Sul, mas todas as religiões.

    ResponderExcluir